EMPRESA - HISTÓRIA


QUIMLAB foi fundada em 1997 com o objetivo de produzir e comercializar padrões químicos e materiais de referência no Brasil. É proprietária da marca SpecSol que possui portifólio de mais de 10000 tipos de reagentes e padrões de laboratório. Também distribui no Brasil materiais de referência produzidos por renomadas instituições metrológicas como o National Institute of Standards and Technology (NIST-USA) e de empresas americanas certificadas em ISO Guide 34. Atualmente esta localizada em sede própria de 4000 m² em Jacarei (SP) onde encontra-se instalado modernos laboratórios de produção e controle de qualidade de seus produtos.

Destaca-se o pioneirismo da Quimlab em ser a primeira empresa do Brasil a produzir padrões rastreados ao NIST para as principais técnicas analíticas como medição de pH, condutividade iônica, espectrofotometria de absorção atômica (FAAS) e espectrofotometria de emissão atômica por plasmas  (ICP-AES).

Sua Missão é promover o aumento da competitividade dos produtos brasileiros pela colaboração no desenvolvimento da Metrologia em Química nacional,  através da produção e comercialização de padrões e materiais de referência.
 
Com isso,  sua Visão é ser reconhecida nacionalmente como empresa que desenvolve, produz e comercializa padrões químicos e  materiais de referência, tendo como valores principais,  a qualidade de seus produtos e serviços, a  competência de sua equipe técnica, o atendimento de seus clientes e a valorização de seus funcionários. 

 


Fachada prédio principal


História

A Quimlab apesar de somente ter quase 20 anos é continuadora de uma saga familiar de empreendedorismo na área de farmácia e química que se iniciou a mais de 150 anos com a vinda para o Brasil dos primeiros antepassados do fundador a empresa, Nilton Pereira Alves Granado. Os primeiros Granados chegaram ao Brasil vindos de Portugal na segunda metade do século XIX e em 1870, José Antônio Coxito Granado, comprou por sete contos de réis a Botica  de Barros Franco, fundada em 1836 no Rio de Janeiro. Esta nova empresa passou a ostentar o título dado por D. Pedro II de  “Imperial Drogaria e Pharmácia de GRANADO & CIA.  O português José Antônio Coxito Granado nasceu em Escalhão,  Portugal,  em 27/12/1845, chegando ao Brasil  com 12 anos, quando empregou-se como “lavador de vidros” na Botica de Barros Franco. Entre os inúmeros produtos desenvolvidos e fabricados pela Casa Granado destaca-se o “Polvilho Antisséptico Granado” que foi licenciado por Oswaldo Cruz em 1903.



Homenagem a D. Pedro II feita pela “Pharmacia e Drogaria Granado” em 22/08/1888

“Pharmacia e Drogaria Granado” inicio do século XX



Diversos famíliares estabeleceram-se na divisa do Sul de Minas e São Paulo,  também na área farmaceútica, produzindo e comercializando medicamentos. Entre outros filhos da familia Granado neste ramo, destacamos Francisco Vilhena Granado, que possuia um Laboratório de medicamentos homeopáticos em Piracaia (SP) e Benedito Granado Pereira, avô do fundador da Quimlab, que possuia uma Farmácia com  Laboratorio Farmacêutico no município de Consolação (MG) que funcionou até 1980. Esta farmácia, Benedito Granado Pereira, herdou de seu Pai, conhecido nesta mesma localidade como “Tonico Boticário”.


Benedito Granado Pereira em Belo Horionte em 1954

Antigo rótulo da farmácia de Benedito Granado Pereira

Fotografia de uma das páginas do livro de registros de formulações de Benedito Granado Pereira


Apesar da Quimlab Química não ser uma empresa Farmacêutica, os princípios que regem as rigorosas formulações de seus produtos e padrões são semelhantes, com a diferença que não são para uso em pacientes e sim para “Uso Interno e Externo” em laboratórios de controle de qualidade em todos os segmentos industriais da área química e farmacêutica.


Marcos na História da Quimlab

- Fundação da empresa em novembro de 1997 e inicio do processo de Incubação na Incubadora de Tecnológica da Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos (SP).

- Em 1998, a empresa recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para aquisição de equipamentos de precisão e formação de recursos humanos necessários às atividades metrológicas dos laboratórios.  
  

- Em agosto de 1999, foi assinado contrato de cooperação técnica e científica com a Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos, para o desenvolvimento conjunto de pesquisas metrológicas.

- Em março de 2002, foi inaugurado a home - page da Quimlab no site www.quimlab.com.br, o propósito de ser o primeiro site comercial no Brasil a oferecer produtos, serviços e informações relacionadas com metrologia química. 

- Em janeiro de 2003 adquiriu uma área industrial de 3000 m2 em Jacareí (SP) para expandir e construir novos laboratórios. 

- Em outubro de 10/2003 a Quimlab recebeu em Brasília o "Prêmio Empresa Incubada do Ano 2003", oferecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (ANPROTEC). Este Prêmio é oferecido para empresas que se destacaram no Ano, em função da relevância tecnológica de seus produtos e serviços para o Brasil.

- Em junho de 2004  é iniciada a construção de sua nova planta industrial no município de Jacareí (SP), principalmente para abrigar seus novos laboratórios, destinados à produção e controle de qualidade de padrões químicos.

 - Em novembro de 2005 graduou-se da Incubadora Tecnológica UNIVAP e passou sua sede para o Parque Tecnológico UNIVAP, também localizado em seu campus em São José dos Campos. 

- Em junho de 2006, iniciou projeto de pesquisa na área de polímeros, principalmente poliacrilonitrila (PAN)  para aplicações texteis e fibra de carbono, o que resultou, até o presente, em diversas patentes para a Quimlab, e na descoberta de um novo material termoplástico registrado com a marca "Thermpan".
 

- Em janeiro de 2008, transferiu-se do Parque Tecnológico UNIVAP para suas novas instalações em Jacareí,  onde conta atualmente com mais de 3000 m2 construídos, distribuídos em 20 laboratórios. 

- Em agosto de 2008, recebeu a certificação ISO9001 versão 2008 para sua linha SpecSol de padrões e reagentes de laboratório, o que atesta sua constante preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços. 

- Em setembro  de 2010 a Quimlab recebeu o "Prêmio Nacional de Empreededorismo Inovador 2010 modalidade Melhor Empresa Graduada”, oferecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (ANPROTEC).

- Em janeiro de 2012 a empresa inaugurou as instalações de sua nova divisão, a Quimlab Científica, responsável pela distribuição no Brasil da sua linha de padrões importados com certificação ISO Guide 34.

- Em 2013  a empresa lança no mercado a linha de reagentes e padrões aplicados a análises de água e efluentes segundo o Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.

- Em 2015  a empresa lança no mercado a linha de reagentes aplicados às análises de matérias primas farmacêuticas segundo as Farmacopéias Americanas (USP) e Brasileira.

 

 


Veja também

• Eventos 
• Como Chegar 
• Conheça a Quimlab 
• Qualidade 
• Equipe Técnica 
• Quimlab é Notícia 
• Quimlab - Parceiros 

Copyright 2002 © Quimlab Química & Metrologia. Todos os direitos reservados.