Guia dos Elementos

Ir para site da Quimlab

Lítio - Li

Lítio Lítio Lítio Lítio Lítio
aplicações/informações
Lítio Lítio Lítio Lítio Lítio Lítio
Clique nas imagens para ampliar.

Apresentação

Do Grego Lithos que significa pedra. Descoberto em 1817 por J. A. R. Arfvedson na Suécia ao analisar o mineral Petalita que foi descoberto pelo brasileiro José Bonifácio e descrita em 1800. Foi isolado por em 1818 por Sir Humphry Davy após eletrolisar uma solução de carbonato de lítio em uma cápsula de platina.É atualmente obtido pela eletrólise do cloreto de lítio fundido. É o metal de menor densidade e inclusive inferior a da água, sua coloração é prateada e reage rapidamente com o ar e a água e deve ser conservado em óleo mineral.

Caracterísiticas Principais

É o metal mais leve, a sua densidade é apenas metade do que a da água. Como os demais metais alcalinos é monovalente e bastante reativo, porém menos que o sódio, por isso não é encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porém se a combustão ocorrer violentamente a chama adquire uma coloração branca brilhante.

Aplicações

Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias elétricas. Além destes tem outros usos:

• Os sais de lítio, particularmente o carbonato de lítio (Li2CO3) e o citrato de lítio são usados no tratamento da depressão bipolar, ainda que, ultimamente, se tenha estendido seu uso ao tratamento da depressão unipolar.
• O cloreto de lítio (LiCl) e o brometo de lítio (LiBr) possuem uma elevada higroscopicidade, por isso são excelentes secantes. O segundo é utilizado em bombas de calor de absorção, dentre outros compostos como o nitrato de lítio (LiNO3) .
• O estearato de lítio é um lubrificante geralmente aplicado em condições de alta temperatura.
• O hidreto de alumínio e lítio é um agente redutor empregado na síntese de compostos orgânicos.
• A base hidróxido de lítio (LiOH) é usada nas naves espaciais e submarinos para depurar o ar, extraindo o dióxido de carbono produzido pelos seus ocupantes.
• O lítio é um componente comum nas ligas metálicas de alumínio, cádmio, cobre e manganês, utilizados na construção aeronáutica, e está sendo empregado com êxito na fabricação de cerâmicas e lentes, como a do telescópio Refletor Hale de 5,0 metros de diâmetro de "Monte Palomar".
• Também tem aplicações nucleares.
• Também é usado como poderoso analgésico em operações de risco.

História

O lítio foi descoberto por Johan August Arfwedson em 1817. Arfvedson encontrou o novo elemento nos minerais espodúmena e lepidolita provenientes de uma mina de petalita, LiAl( Si2O5 )2, da ilha de Utö (Suécia). Em 1818 Christian G. Gmelin foi o primeiro a observar que os sais de lítio dão uma coloração roxa brilhante a uma chama. Ambos tentaram, sem êxito, isolar o elemento de seus sais, resultado finalmente obtido por W.T. Brande e Sir Humphry Davy efetuando a eletrólise do óxido de lítio.

O nome do elemento provém do fato de ter sido descoberto em um mineral, embora fosse encontrado mais tarde como os outros metais alcalinos, nas cinzas das plantas.

Em 1923 a empresa alemã "Metallgesellschaft AG" começou a produzir lítio através da eletrólise do cloreto de lítio fundido, que é o processo ainda usado.

<< Voltar
Criação & Design: Estúdio Marambaia